Afinal Flávio Furtado do '
Big Brother VIP' é ou não jornalista? A crónica de Bernardo d'Olhão na revista TV 7 Dias de ontem, deixa entender que ele nunca terá estudado para jornalista (
ver aqui crónica). Apesar do cronista social se identificar como jornalista na sua página oficial no Facebook, o nome Flávio Furtado não consta na lista Carteiras Profissionais Revalidadas de Jornalistas.
A crónica de Bernardo d'Olhão conta a história de um 'leitãozinho', "que aspirava a jornalista mas que nunca estudou para tal - devem-lhe ter dado várias equivalências seguidas ...", o que levanta dúvidas sobre o ex-concorrente do Big Brother VIP.
Fomos consultar o site da Comissão de Carteira Profissional de Jornalista (
ver aqui), e o nome Flávio Furtado (pode estar com outro nome?) não consta na lista
de Carteiras Profissionais Revalidadas (com actualização em 29-07-2013).
No site oficial do Big Brother VIP, Flávio Furtado, é cronista social, mas em várias revistas, o açoreano sempre foi identificado como jornalista.
Flávio Furtado nasceu em 1977 nos Açores. Estagiou na revista Nova Gente, decorria o ano 2000, e foi convidado para fazer parte da equipa fundadora da revista Flash em 2003. Ano e meio depois, foi convocado para coordenador da TV Top e regressou à Flash, onde esteve até Abril de 2007. Foi depois director das revistas Diferente e Big Brother Magazine. É autor de seis livros publicados. Flávio Furtado tornou-se uma presença habitual no pequeno ecrã graças à rubrica Dizem Elas e Ele do programa Você na TV!
Em 12 de Março de 2004, no Fórum do site da Associação de jovens LGBTS (Jovens Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros e Simpatizantes), Flávio Furtado, para defender o seu livro 'Kamasutra Gay', já se identificava como jornalista (
ver aqui):
"Pela minha assinatura, já devem ter percebido que sou o autor do Kamasutra Lésbico - o tão criticado livro, aqui no forum.
Lamento o facto da critica negativa e acima de tudo o terem encarado o livro como uma atitude depreciatica do tema.
Sendo jornalista, este trabalho resultou da pesquisa de sites temáticos, bibliografia e contacto junto de algumas pessoas que, julgo, sabem falar sobre o assunto..."
No inicio de Julho, já um Anónimo comentava neste blog (
ver aqui):
"O Flávio não é jornalista. É colunista social. Já disse isto N vezes. Há uma diferença entre ser jornalista e escrever uma coluna e revistas cor de rosa. No entanto, pela sinceridade e coerência, merece ganhar o BB."
Depois da polémica sobre o facto de Kelly Baron ser ou não advogada, o que levou a família da brasileira a identificar o seu registo no ordem de advogados, bem como à divulgação do diploma de advogada e cartão de advogada (
ver aqui), está instalada a polémica, afinal Flávio Furtado é ou não jornalista?
Será que Zé-Zé Camarinha depois de mostrar interesse em tirar o curso de advogado no Brasil, vai agora tentar a sorte como jornalista em Portugal?
Fonte: casadossegredostvi.blogspot.pt